FESTIVAL 2020

18 a 20 de novembro

Casa das Artes, Porto

Melhor Curta Internacional

CARNE
Camila Kater

Menção Honrosa
CARLOTTA’S FACE

Valentin Riedl e Frédéric Schuld

Melhor Curta Nacional

AGOURO
David Doutel e Vasco Sá

Melhor Realização

CARNE
Camila Kater

Melhor Animação

GENIUS LOCI
Adrien Mérigeau

Melhor Argumento

SYMBIOSIS
Nadja Andrasev

Melhor Cenário

GENIUS LOCI
Adrien Mérigeau

Melhor Curta Internacional Escola

DAUGHTER
Daria Kashcheeva

Menção Honrosa
GRAVEDAD

Matisse Gonzalez

Melhor Curta Nacional Escola

ODE À INFÂNCIA
Luís Vital e João Monteiro

Melhor Curta Infantil

SHOOOM’S ODYSSEY
Julien Bisaro

Menção Honrosa
RATIO BETWEEN TWO VOLUMES

Catarina Sobral

Melhor Videoclip

BLOW TO THE HEAD
Caleb Wood

SESSÕES

SESSÃO #01
Duração da sessão: 01:03”17”

quarta.18/nov · 21:00

Movements 10’15” (KOR)
realizador Dahee Jeong
Em 10 minutos uma Baobá Africana cresce 0.008 mm, um Greyhound, o cão mais rápido do mundo, corre 12 km e a Terra viaja 18.000 km à volta do Sol. “Movements” é uma curta-metragem com 10 minutos desenhada a uma velocidade de 2 segundos de animação por dia. Nós estamos todos a andar, procurar, correr e a parar juntos.

Purpleboy 13’55” (PRT)
realizador Alexandre Siqueira
Oscar é uma criança que germe na horta dos seus pais. Ninguém sabe o seu sexo biológico, mas ele reivindica o género masculino. Um dia, Oscar vive uma extraordinária mas dolorosa aventura num mundo autoritário e opressivo. Conseguirá ele ter o reconhecimento de identidade que tanto deseja?

Embraced 5’27” (FRA)
realizadora Justine Vuylsteker
Parada em frente a uma janela aberta, uma mulher olha para as nuvens que escurecem o céu. Imóvel, ela voa em direção à semelhanças das nuvens com o seu passado. Nas nuvens aparece um abraço apaixonado.

Traces 13′ (FRA)
realizadores Sophie Tavert Macian e Hugo Frassetto
Há 36 000 anos, nos vales íngremes de Ardèche, um animal caído é um animal caçado. Na hora da caça, Karou, o batedor de animais, e sua aprendiz Lani, entram na caverna monumental para desenhar. O seu ritual é interrompido por um leão das cavernas.

Love He Said 05’40” (FRA)
realizadora Ines Sedan
1973, San Francisco. Charles Bukowski, poeta punk do underground, à frente do seu tempo, lê o seu poema LOVE para um público selvagem que veio ouvir as provocações do poeta trash. Mas naquele dia, em vez do punk, eles encontraram um homem quebrado e faminto de amor.

Genius Loci 15′ (FRA)
realizador Adrien Mérigeau
O caos está por toda a parte: na sua cabeça e fora dela, na cidade grande. As coisas ganham vida própria. A jovem Reine procura, mas não sabe o que procura. Em desenhos delicados e animações fluidas vemos o mundo através dos seus olhos e a sua percepção torna-se tangível.

SESSÃO #02
Duração da sessão: 01:07’26”

quinta.19/nov · 19:00

The White Moon 08’49” (CHN)
realizador Cloud Yang
A história passa-se numa pequena cidade na China por volta de 1930. Nessa época turbulenta, Moon Moon não acreditou que a sua mãe tinha deixado a sua realidade. Ele lembrou-se que a sua mãe prometeu voltar para o vir buscar, então ele seguiu em direção ao seu encontro.

A Town Called Panic – The County Fair 26′ (BEL)
realizadores Vincent Patar e Stéphane Aubier
Depois de muito trabalho e sacrificio pessoal, o Indio e o Cowboy passam nos exames da sua escola. Para recompensar o seu esforço o Cavalo compra-lhes passes VIP para a feira anual de agricultura – mas quando sai do quarto para ir buscar os bilhetes escorrega num skate e bate com a cabeça no chão. Quando acorda no hospital o Cavalo sofre de amnésia e não se lembra onde escondeu os bilhetes. Começa assim uma corrida contra o tempo para que o Indio e o Cowboy consigam os seus passes antes que seja tarde de mais.

Artemis 01’04” (ARG)
realizadora Bárbara Cerro
Na lua mulheres divertem-se enquanto esperam que esta seja iluminada pelo sol. Jogam volleyball com o capacete do Neil Amstrong, masturbam-se na escuridão do cosmos e tatuam constelações nas costas. O Sol começa a pintar de branco a superfície da Lua. Mulheres aproveitam para se bronzear. Um raio bilha numa cama enquanto uma rapariga dome. A luz perturba os seus sonhos, a rapariga olha pela janela e encontra a lua cheia a brilhar na sua cabeça.

Porque é este o meu ofício 10’17” (PRT)
realizador Paulo Monteiro
“Porque é este o meu ofício” é um filme sobre a voragem do tempo. E também sobre a infância e a forma como nos marca para a vida toda. É um filme que fala da relação de um filho com o seu pai. E das muitas palavras que nunca se dizem porque estão escritas no coração.

Entre Sombras 13’25” (PRT)
realizadoras Mónica Santos e Alice Guimarães
Natália, refém de um trabalho entediante e repetitivo, envolve-se numa aventura em busca de um coração roubado. Num mundo surreal onde os corações podem ser depositados num banco, a protagonista atravessa vários perigos que a conduzem a um dilema: dar o seu coração ou guardá-lo para si.

Season 07’51” (FRA)
realizadora Giovanna Lopalco
Um cortejo de homens vestidos de branco levam uma jovem a uma procissão estranha. Em torno deste ambiente obscuro um mundo em movimento perpetuo inicia a metamorfose do seu corpo.

SESSÃO #03
Duração da sessão: 56’17”

quinta.19/nov · 21:00

Na Trilha Das Borboletas Azuis 11’57” (BRA)
realizador Vini Wolf
Um filhote de lobo guará desperta para vida nas planícies do cerrado e tenta compreender seus mistérios. Em busca de um propósito para sua existência, é guiado por sua mãe no caminho do amor e do altruísmo. Porém, em face de suas primeiras experiências com o sofrimento e a morte, surgem dúvidas que, materializadas na figura de uma onça negra, contrapõem o ponto de vista da mãe, destruindo as certezas do personagem. Já adulto, o lobo é lançado numa espécie de limbo existencial num mundo devastado pelo homem, onde terá que enfrentar um escolha final.

O Peculiar Crime Do Estranho Sr. Jacinto 10’50” (PRT)
realizador Bruno Caetano
Numa cidade em que a natureza foi proibida, o pequeno crime de um homem simples desencadeia consequências inesperadas.

Castle 05′ (JPN)
realizador Ryotaro Miyajima
Durante o período das “províncias em guerra”, muitas vidas se perderam. O arquiteto de um castelo descobre que um salão de chá pode ter um papel importante em fazer com que os guerreiros voltem a ter humanidade.

Água Mole 09’15” (PRT)
realizadoras Laura Gonçalves e Xá
Os últimos habitantes de uma aldeia não se deixam submergir no esquecimento. Num mundo onde a ideia de progresso parece estar acima de tudo, esta casa flutua.

6|6 02’02” (ISR)
realizadora Yali Herbet
O mundo de Backgammon está a cair aos olhos do observador – o jogador. Levando para uma mistura de emoções e medos quebrando a linha que define realidade e imaginação.

Per Tutta La Vita 05’20” (ITA)
realizador Roberto Catani
Através de uma viagem de volta à memória, uma mulher e um homem reconstituem os momentos mais importantes da sua história de amor.

Carne 12’12” (BRA)
realizadora Camila Kater
Crua, mal passada, ao ponto, passada e bem passada. Através de relatos íntimos e pessoais, cinco mulheres compartilham suas experiências em relação ao corpo, da infância à terceira idade.

SESSÃO #04
Duração da sessão: 01:06’11”

sexta.20/nov · 19:00

Jebeer 09’55” (IRN)
realizador Reyhane Mirhashemi
O guarda-florestal patrulhando a área protegida, enquanto a sua alma está entrelaçada com a natureza e todas as criaturas que ele protege. Ele corre livremente e vive com os animais, rodeado de belezas. Mas, como o destino queria, ele é confrontado com alguns caçadores furtivos.

À Tona 10’55” (PRT)
realizador Filipe Abranches
Um piloto de combate despenha-se no meio do oceano. Contra todas as expectativas o avião encalha à superfície. O resgate tarda, mas acaba por acontecer num estranho cerimonial.

Story 05’08” (POL)
realizadora Jolanta Bankowska
‘Story’ é uma refleção sobre o homem moderno na idade da omnipresença da tecnologia. Olhando através das histórias – uma popular função em várias pataformas sociais – vemos pessoas que estão sozinhas, perdidas e indiferentes à realidade que as rodeiam. A ação decorre durante um dia e desenvolve-se em cena (auto)irónicas onde o mundo virtual se afunda na realidade.

Maré 14:’05” (PRT)
realizadora Joana Rosa Bragança
Trazido pelas ondas do mar, um fantástico ser de porte agigantado descobre um aprazível local de grande beleza natural, e faz dele a sua casa, tornando-se o guardião e a alma do lugar. Lá, encontra um alegre rapazinho com quem cria uma laço de amizade, forjado na partilha do prazer que ambos sentem em viver em harmonia com a Natureza. Mas, um dia, a paz é ameaçada por uma maré poluente e ruidosa.

Le Mans 1955 15′ (FRA)
realizador Quentin Baillieux
As 24 Horas Le Mans, 1955. 300.000 espectadores assistem do lado de fora. São 18:00 quando o carro de Pierre Levegh bate nas arquibancadas, espalhando destroços do motor do seu carro pela multidão. É uma tragédia que custará mais de 80 vidas. E ainda assim, a corrida continua. Na Mercedes, um amigo e co-piloto de Pierre Levegh está pronto para assumir o relé. O seu nome é John Fitch.

Apfelmus 06’51” (AUT)
realizador Alexander Gratzer
Enquanto dois pássaros falam sobre a sua existência, uma pequena maçã avança para as profundezas de uma caverna sob olhos vigilantes.

Mimi 04’17” (DNK)
realizadora Lisa Fukaya
MIMI tem pela primeira uma espinha. Ela tem medo de ser diferente das outras meninas e sente-se desconfortável com aquelas que são diferentes dela. Por causa disso, ela começa a imitar outras garotas ao seu redor.

SESSÃO #05
Duração da sessão: 01:02’03”

sexta.20/nov · 21:00

Agouro 15′ (PRT)
realizadores David Doutel e Vasco Sá
Um inverno rigoroso congela a superfície de um rio junto à casa onde vivem dois primos. Envolta no vento gelado que se levanta naquele dia, a rudeza da relação entre os dois cresce, atingindo o limite.

La Tête Dans Les Orties 14’14” (FRA)
realizador Paul Cabon
Bastien e dois amigos entram na área proibida. Nas ruinas e na nebelina tóxica algo está à espera.

Business Meeting 01’45” (BRA)
realizador Guy Charnaux
Apenas um encontro de negócios como qualquer outro. Sim, eu acho que esta é uma boa descrição do filme. O que achas?

Das Gavetas Nascem Sons 06’16” (PRT)
realizador Vitor Hugo
Inicialmente era um objecto/instrumento sonoro colectivo muito especial com 42 gavetas, caixas e outras peças de imobiliário que gerou som… mecânico, continuo, aleatório, suave, ruído ou misterioso. E desse som nasceram imagens através de um exercício de procura de sincronismo sem nunca nos perdermos pelos corredores das memórias guardadas nas gavetas.

Carlotta’s Face 05′ (DEU)
realizadores Valentin Riedl e Frédéric Schuld
Quando criança, Carlotta não esperava que as pessoas por aqui tivessem rostos. Ela nem reconhece o seu próprio rosto. Anos depois, ela toma conhecimento sobre a doença rara e intratável do seu cérebro. Foi a arte, que por fim lhe ofereceu a maneira de se reconhecer a si mesma.

Symbiosis 12’48” (FRA)
realizadora Nadja Andrasev
Uma esposa traída começa a investigar as amantes de seu marido. O seu ciúme é gradualmente substituído pela curiosidade.

Pulsion 07′ (ARG)
realizador Pedro Casavecchia
Sentimentos obscuros colhidos durante a infância de uma criança desencadeiam em violência depois qua sua mãe morre. Pulsión explora temas de abuso e de ambientes familiares disfuncionais.

BILHETES E ACCESSOS

BILHETES

Os bilhetes de entrada única estão à venda apenas no local.

Preços
Preço Total €3,50
Preço Estudante ou +65 €2,50 (mediante apresentação de comprovativo)
Preço Sócio Cineclube do Porto €0,50

A bilheteira abre 45 minutos antes do início de cada sessão.

ACESSOS

Casa das Artes
Rua Ruben A, nº 210
4150-639 PORTO

Ligação para o Google Maps

FILMES SELECIONADOS

MELHOR CURTA INTERNACIONAL

Vincent Patar e Stéphane Aubier, A Town Called Panic – The County Fair · Guy Charnaux, Business Meeting · Yali Herbet, 6!6 · Reyhane Mirhashemi, Jebeer · Camila Kater, Carne · Alexander Gratzer, Apfelmus · Valentin Riedl e Frédéric Schuld, Carlotta’s Face · Cloud Yang, The White Moon · Valentine Moser, Elise · Vini Wolf, Na Trilha das Borboletas Azuis · Lisa Fukaya, MIMI · Nadja Andrasev, Symbiosis · Roberto Catani, Per Tutta la Vita · Ines Sedan, Love he Said · Quentin Baullieux, Le Mans 1955 · Sophie Tavert Macian e Hugo Frassetto, Traces · Pedro Casavecchia, Pulsión · Jola Bańkowska, Story · Adrien Mérigeau, Genius Loci · Giovanna Lopalco, Season · Justine Vuylsteker, Embraced · Ryotaro Miyajima, Castle · Paul Cabon, La Tête dans les orties · Bárbara Cerro, Artemis · Julien Bisaro, Shoom’s Odyssey · Sérgio Gambier Campos, Vivian Altman Eberhard, Os Pelúcias · Ezequiel Torres e Pablo Roldán, Tomorrow · Charlie Mars e Kazy Usclef, Jay’s Life · Caleb Wood, River of Death · Caleb Wood, Blow to the head

MELHOR CURTA NACIONAL

Mónica Santos e Alice Guimarães, Entre Sombras · David Doutel e Vasco Sá, Agouro · Filipe Abranches, À Tona · Vitor Hugo, Das Gavetas Nascem Sons · Laura Gonçalves e Xá, Água Mole · Bruno Caetano, O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto · Alexandre Siqueira, Purpleboy · Paulo Monteiro, Porque é Este o Meu Ofício · Catarina Sobral, Razão Entre Dois Volumes · Joana Rosa Bragança, Maré

MELHOR CURTA ESCOLA INTERNACIONAL

Matisse Gonzalez, Gravedad · Héloïse Ferlay, To the Dusty Sea · Martin Smatana, The kite · Michaela Mihalyi e David Štumpf, SH_T HAPPENS · Amélie Cochet e Louis Möhrle, IHR · Jodi Lai, Ah Wing – The Grumpy Waiter · Balaram J, Story of a Beginning · Minato Matsuda, Haruna Ueno e Tomoko Taiga, Om Nom Nom… · Sofiia Melnyk, The Steppes of Khazar · Shadi Adib, Fuse · Tom Prezman e Tzor Edery, Tamou · Maria Manero Muro, Patchwork · João Gonzalez, Nestor · Daria Kashcheeva, Daughter · Marta Szymańska, Tango of longing · Flóra Anna Buda, Entropia

MELHOR CURTA ESCOLA NACIONAL

Filipa Alves e Maria Barbosa, Being Uncanny · Luís Vital e João Monteiro, Ode à Infância · Inês A. Rodrigues, Half Love · Sofia Cachim, Gabriel Peixoto, Mónica Correia e Daniela Santos, Bruma · Thomas Coutinho, Grow Up · Óscar Ferreira, To You on The Eve of Isolation · Eduarda Duarte, ødelagt · Débora Rodrigues, Joana Flauzino e Vanessa Santos, Feeling Myself · Catarina Carneiro, I didn’t Mean it · Alexandra Allen, The Hat

NOTÍCIAS
Abertura da Call 2021

Abertura da Call 2021

Estão abertas as inscrições para a edição de 2021 do festival. As inscrições podem ser feitas neste website ou através da página do Film Freeway.

Evento Online

Evento Online

Festival de Cinema de Animação OLHO Evento Online 25 de maio a 7 de junho

Entrevistas, sessões de curtas-metragens, masterclass, worhshops e eventos destinados ao público infantil.

Acompanhem brevemente no nosso site olho.pt a programação completa

Uma co-produção OLHO e Red Cloud Teatro de Marionetas, apoio financeiro Câmara de Aveiro e Teatro Aveirense, apoio Cineclube do Porto e apoio técnico Cine-teatro de Estarreja.