FESTIVAL 2020

18 a 20 de novembro

Casa das Artes, Porto

JURI

Juri Seleção Filmes de Autor

Che Marcheti

Artista de storyboard, natural de São Paulo-Brasil. Trabalhou em séries para Netflix, Cartoon Network e muitas outras. Autora do livro Trajetória do Cinema de Animação no Brasil. Cultiva seu amor por filmes de animação sendo uma das fundadoras e curadora da Mostra Zootropio.

Joana Marques

Com 10 anos de experiência profissional nas áreas de Arquitectura, Gestão e Programação Cultural,  Edição, Produção de eventos e Comunicação. Fez parte do Núcleo de Cinema da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, e do Grupo CineBatalha, grupo orgânico de valorização e dinamização do cinema Batalha no Porto. Colaborou com o BEAST – Festival Internacional de Cinema desde a sua primeira edição nas áreas de Comunicação e Produção.  Desde 2014 que integra a Direcção do Clube Português de Cinematografia – Cineclube do Porto

Sahra Kunz

Licenciada em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (1997). Obteve o grau de Mestre em Som e Imagem pela Universidade Católica Portuguesa (2001). É doutorada em Desenho pela na Faculdade de Belas Artes da Universidade do País Basco (Bilbao – 2011). Desde 1998 é docente no curso de Som e Imagem da Universidade Católica Portuguesa, lecionando de entre outras, as disciplinas de Ferramentas de Desenho, Desenho para Pré-Produção, História da Animação, Teoria da Animação, Atelier de Animação, Produção de Projeto Final de Animação e Dissertação.

Juri Seleção Escolas

Ana Moniz

Realizadora e story artist nascida no Porto. Licenciou-se em Artes Digitais e Multimédia na ESAD, depois de uma mudança de carreira. Co-realizou o seu primeiro filme “Sundown” em 2020, como projecto final do Mestrado em Cinema de Animação na escola Gobelins, em Paris, onde vive actualmente. Retornará ao Porto quando tiver provado todos os exemplares da pastelaria francesa.

Natália Andrade

Nasceu em 1992, em Braga. Estudou Multimédia na Escola Soares dos Reis, Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Animação na Moholy-Nagy University of Art and Design Budapest. Os seus filmes de estudante, como “Within” e “Lascas”, têm sido exibidos em festivais como o Seoul International Cartoon and Animation Festival, a Animateka e o Curtas Vila do Conde. Recentemente tem trabalhado como freelancer em animação e compositing.

Vitor Hugo Gomes

Licenciado em Design de Animação e Multimédia, no Instituto Politécnico de Portalegre. Em 2011 inicia-se na animação 2D na Bang! Bang! Animation Studio, como animador na série Nutriventures em 2015, participa no Projeto Academia RTP, participando como animador 2D na curta-metragem “Pronto, era Assim” entre outras coisas. Em 2016 entra na equipa do Studio SOI, participando em duas seasons da série “The Amazing world of Gumball” da Cartoon Network, e na curta-metragem “ODE” para o Trickfilm-Festival Stuttgart. Colaborou entretanto com a AIM Creative Studios em vários projetos de animação. Em 2019 é júri de seleção do Prémio Nacional de Animação, festival esse promovido totalmente pela casa da animação, integra também esse mesmo festival como formador dando um workshop de 2 dias de Adobe Animate’19. Em 2020 volta a integrar a equipa da Série “The Amazing world of Gumball” da Cartoon Network, para uma edição especial de 8 episódios. Participa também como orador no festival “Olho”.